Duas pessoas durante uma entrevista

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS EMPRESAS: COMO O RH PODE SER PROTAGONISTA?

A transformação digital nas empresas é uma realidade. Ela já não é mais um diferencial competitivo, e sim uma necessidade dos negócios. Esse já era um movimento presente nas empresas no Brasil, mas que foi acelerado em decorrência dos desafios impostos pelo isolamento social na pandemia de Covid-19.

De acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020, quase 90% das empresas instaladas no país implementaram alguma iniciativa para a transformação digital.

Agora, o que torna a digitalização um diferencial competitivo é a sua forma de implementação: isso é inovação. Um dos aspectos estratégicos da transformação digital é a sua aplicação na gestão de pessoas.

Neste post, você confere como a transformação digital nas empresas pode ser feita por meio do RH estratégico. Aproveite a leitura!

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção é essencial não somente para atrair talentos, mas também para retê-los. Essa é uma rotina de alto custo para o negócio e deve estar bem desenvolvida para não desperdiçar o esforço empregado. Nesse sentido, é interessante usar a tecnologia para coletar dados sobre a experiência dos candidatos e conciliá-los com informações financeiras do processo.

A partir do uso de softwares com Business Intelligence (Inteligência do Negócio), é possível identificar gargalos e otimizar o fluxo do processo. Isso vai refletir na melhoria das interações da equipe de recrutamento com os candidatos e também proporcionar redução de custos. Dessa maneira, há uma atuação estratégica para:

  • potencializar o employer branding (marca empregadora);
  • reduzir o turnover (rotatividade de colaboradores);
  • aumentar o ROI (Return Over Investiment, ou Retorno sobre o Investimento) do RH.

Experiência do colaborador

O RH também contribui para a transformação digital nas empresas ao investir na experiência do colaborador. Essa é outra frente estratégia que gera valor para o negócio e retém talentos na empresa.

A experiência do colaborador é um ponto importante, pois também atua como uma propaganda positiva feita por profissionais promotores do seu negócio. Nesse sentido, podemos dizer que a jornada do colaborador começa lá no processo seletivo, e é preciso conectar as outras etapas para fortalecer o elo e a transfusão da cultura.

Um aspecto que merece destaque é a qualidade do clima organizacional. Ela pode ser potencializada com o uso de tecnologias para a aproximação e a integração entre os talentos. Exemplo prático disso são os happy hours virtuais. As ferramentas de chamadas de vídeo podem ser usadas também para reuniões, como dailys, da equipe. Elas são dinâmicas e, hoje, muitas contam com recursos divertidos que humanizam as interações tela a tela.

Treinamento e desenvolvimento

A capacitação do talento começa quando ele chega à organização, mas ela deve ser contínua. A transformação digital nas empresas pode ser reforçada e estimulada com o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores. Você pode usar a inteligência artificial para promover o aprendizado por meio da gamificação. Essa é uma forma de aplicar a transformação digital enquanto você educa o colaborador e de transferir a sua cultura de inovação por meio do exemplo prático.

É importante contar com uma ferramenta intuitiva, em que a experiência do usuário é positiva. Portanto, é essencial definir critérios para a seleção dos recursos tecnológicos para o seu RH. Além disso, considere também escolher um software que possa ser utilizado em diversas frentes do departamento, de maneira integrada. Avalie também se o fornecedor investe no sucesso do cliente.

Para a transformação digital nas empresas acontecer em alta performance, é essencial contar com um parceiro de negócio estratégico. O Instituto MicroPower é referência quando o assunto é inovação de negócios por meio da integração entre tecnologia e pessoas. Conheça as nossas iniciativas, acompanhe os nossos conteúdos e fique por dentro das novidades sobre o assunto.

Então, achou a ideia interessante? Para saber mais, acesse o nosso site.

Compartilhe

Categorias

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro dos principais temas em gestão, aprendizado e tecnologia do mercado!

Você também pode gostar