2-Jogos-educativos-aplicados-ao-e-learning-p2003

Jogos educativos aplicados ao e-Learning


Realizada durante o mês de outubro de 2003, a pesquisa do Portal e-Learning Brasil identificou qual a importância dos jogos educativos aplicados ao e-Learning nacional. 


Conclusões
Do universo pesquisado, 98% dos profissionais das organizações brasileiras acreditam que o modo de pensar gerado pelos jogos educativos está mais adaptado com o mundo atual, do que com o modelo tradicional utilizado na escola.

Entretanto, 61% dos profissionais destas organizações desconhecem a utilização dos jogos educativos aplicados ao e-Learning. Dos 39% que responderam ter realizado cursos de e-Learning com jogos educativos, 46% responderam ter obtido boa retenção do aprendizado, enquanto 42% responderam não ter obtido êxito.

A substituição do modelo tradicional de avaliação no e-Learning ainda é um tema polêmico entre os usuários e profissionais que já utilizaram ou ainda não conhecem os jogos educativos aplicados ao e-Learning: 50% dos profissionais acreditam que as avaliações interativas, com jogos educativos e temáticos, irão substituir as avaliações convencionais (múltipla escolha, arraste e solte, colunas, etc), contra 50% que não acreditam na substituição do modelo convencional.

Dos participantes da pesquisa, 83% acreditam que os jogos educativos contribuem para a transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim, empolgados em aprender algo novo.

Do total, 98% das organizações consideram que os jogos educativos aplicados ao e-Learning podem melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações de demonstrar o quanto o aluno aprendeu. Este resultado revelou que as organizações acreditam que os jogos educativos podem potencializar o desempenho e a capacidade das avaliações em demonstrar a retenção de aprendizado do aluno.

Entretanto, apenas 15% acreditam que os jogos educativos possam ser utilizados nas avaliações, enquanto 24% dos participantes reconhecem que os jogos educativos podem ser utilizados na fixação de um conteúdo e no incremento da motivação.

Do universo pesquisado, 94% acreditam que os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência.


Detalhes da pesquisa

Os jogos educativos estão mais adaptados com o mundo atual do que com o modelo tradicional utilizado na escola?

Do universo pesquisado, 98% dos profissionais das organizações responderam que acreditam que o modo de pensar gerado pelos jogos educativos está mais adaptado com o mundo atual, onde o envolvimento com os jogos eletrônicos começam cada vez mais cedo, do que com o modelo tradicional utilizado na escola. Apenas 2% responderam que os jogos educativos estão menos adaptados com o mundo atual do que no modelo tradicional utilizado na escola.

Realização de cursos de e-Learning com jogos educativos e nível de retenção do aprendizado.

A pesquisa questionou se os profissionais das organizações já fizeram algum curso de e-Learning com jogos educativos. Do universo pesquisado, 61% dos profissionais das organizações responderam nunca ter feito um curso de e-Learning com jogos educativos, e 39% responderam já ter feito cursos com esta metodologia.

Dado este resultado, questionamos aos profissionais das organizações que responderam ter feito um curso de e-Learning com jogos educativos, qual o nível de retenção de aprendizado eles consideram ter alcançado. O resultado revelou que 46% dos profissionais consideram ter obtido uma boa retenção do aprendizado; 12% consideram ter obtido média retenção e 42% consideram não ter obtido retenção do aprendizado.

Este dado revelou que mais de 50% dos profissionais das organizações brasileiras que responderam a pesquisa desconhecem a utilização dos jogos educativos aplicados ao e-Learning. Entre os profissionais que responderam ter realizado cursos de e-Learning com jogos educativos (39% dos respondentes), houve equilíbrio no que diz respeito a retenção do aprendizado: 46% responderam ter obtido boa retenção do aprendizado, enquanto 42% responderam não ter obtido êxito.

As avaliações com jogos educativos substituirão as convencionais ou contribuirão para sua transformação?

Questionamos as organizações se elas acreditam que as avaliações interativas, com jogos educativos e temáticos, irão substituir as avaliações convencionais (múltipla escolha, arraste e solte, colunas, etc)

Do universo questionado, 50% acredita que não haverá substituição dos jogos educativos e temáticos pelas avaliações convencionais, contra 50% que acreditam na substituição do modelo convencional.

Também questionamos se elas acreditam que os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo.

Do universo questionado, 83% acreditam que os jogos educativos contribuem para a transformação da avaliação tradicional, e apenas 17% acreditam que os jogos educativos não contribuem para esta transformação.

Estes dados revelaram que a substituição do modelo tradicional de avaliação no e-Learning ainda é um tema polêmico entre os usuários e profissionais que já utilizaram ou ainda não conhecem os jogos educativos aplicados ao e-Learning. Entretanto, a grande maioria (83%) acreditam que os jogos educativos contribuem para a transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la e sim, empolgados em aprender algo novo.


A aplicação de jogos educativos pode melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações de demonstrar o quanto o aluno aprendeu?

A pesquisa questionou se a aplicação de jogos educativos aplicados ao e-Learning pode melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações de demonstrar o quanto o aluno aprendeu.

Do universo pesquisado, 98% das organizações consideram que os jogos educativos aplicados ao e-Learning podem melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações de demonstrar o quanto o aluno aprendeu. Apenas 2% responderam que esta aplicação não deve apresentar melhoria no desempenho e da capacidade das avaliações.

Este resultado revelou que as organizações acreditam que os jogos educativos podem potencializar o desempenho e a capacidade das avaliações em demonstrar a retenção de aprendizado do aluno.

Onde os jogos educativos podem ser mais utilizados?

A pesquisa identificou em que áreas as organizações acreditam que os jogos educativos podem ser mais utilizados. Do universo pesquisado, 24% apontaram na fixação de um conteúdo; 23% no incremento da motivação, 21% como método que permite a prática do que foi aprendido, 17% para descontração do aluno e apenas 15% para avaliação do aluno.

Estes dados revelam uma realidade interessante: as organizações reconhecem que os jogos educativos podem ser utilizados principalmente na fixação de um conteúdo e no incremento da motivação, enquanto apenas 15% acreditam que os jogos educativos possam ser utilizados nas avaliações.

Os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência?

Do universo pesquisado, 94% acreditam que os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência, contra 6% que não acreditam nesta atuação dos jogos educativos.

Setor de atuação
O gráfico abaixo representa a distribuição percentual do setor de atividade das organizações que responderam a esta pesquisa:

Compartilhe

Categorias

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro dos principais temas em gestão, aprendizado e tecnologia do mercado!

Você também pode gostar