Pessoas durante um treinamento presencial

Gestão de Mudanças em Velocidade Exponencial

A gestão de mudanças é um dos temas mais importantes na atualidade, porém, comumente negligenciado. Em uma sociedade com velocidade exponencial de transformação é essencial ter atenção aos seus impactos.

Quando pensamos no contexto das organizações, isso influencia diretamente a qualidade dos produtos e serviços. Logo, o posicionamento estratégico do negócio depende diretamente de como a empresa reage às mudanças.

É preciso ter atenção com os diversos aspectos da gestão de mudanças em velocidade exponencial: estamos tratando sobre tecnologia, e também sobre pessoas.

Para ajudar você a entender melhor esse contexto e desenvolver a gestão de mudanças para alta performance, continue a leitura deste artigo.

Afinal, o que é a gestão de mudanças?

A gestão de mudanças é uma boa prática gerencial para minimizar impactos negativos nos processos de transformação de cultura. No contexto das organizações, esse é um ponto sensível, pois impacta diretamente a relação da marca com seus talentos e com a sociedade. É preciso ter atenção para que uma novidade não se torne uma “dor”.

Hoje, com a velocidade exponencial das transformações, muito influenciada pelos avanços tecnológicos, é essencial ter uma gestão de mudanças eficiente.

Na teoria é simples, mas, na prática, é preciso adotar um fluxo de melhoria contínua na forma de gerenciar as transições. O desafio dela é conciliar os interesses dos stakeholders do negócio a cada novidade. Nenhuma transformação é igual, nem acontece no mesmo cenário. Por isso, ela também passa por uma otimização e adaptação contínua.

Para conquistar a alta performance, em um contexto de transformações em velocidade exponencial, os gestores devem ter uma visão em 60° do negócio. Mais do que olhar para fora, é necessário ter atenção com os aspectos internos, principalmente com os seus colaboradores. Ter cuidado com os talentos na gestão de mudanças é essencial para ela ser eficaz.

Como colocá-la em prática no negócio?

Para colocar a gestão de mudanças em prática na sua organização é essencial você ter noção dos pilares que alicerçam um gerenciamento eficiente, sendo eles:

  • pessoas;
  • qualidade;
  • tempo;
  • custo.

Quando você desenvolve e aplica técnicas de gestão que englobam esses quatro aspectos, as chances de erros ou reflexos negativos são reduzidas. A seguir, conheça dicas de boas práticas para gestão de mudanças que não podem faltar no seu negócio.

Invista em tecnologias inovadoras

A gestão de mudanças em velocidade exponencial está diretamente relacionada com o investimento em tecnologia e inovação. Por isso, além de ser a transformação do seu negócio, as inovações devem ser aplicadas na sua maneira de realizar esse gerenciamento. Nesse sentido, é importante ter atenção com a escolha das tecnologias para o seu negócio.

Esse é um ponto de atenção porque as organizações funcionam como um organismo vivo e nenhuma é igual a outra. É normal que uma tecnologia e a forma como ela foi implementada em uma empresa não tenha os mesmos resultados em outra. O benchmarking é importante, mas é essencial conhecer as particularidades e os desafios operacionais do seu negócio.

Para tanto, você deve documentar todos os seus processos e ter os mapeamentos dos fluxos em fácil acesso. É necessário ter atenção com a maneira que essas informações serão documentadas. O ideal é que estejam em uma forma educativa, que sua compreensão seja fácil. O uso do desenho de processos em fluxogramas é uma maneira simples e eficaz para isso.

Aplique metodologias ágeis

Provavelmente, você já ouviu falar sobre as metodologias ágeis. Elas são exemplos práticos de técnicas para contextos com transformações em velocidade exponencial. O interessante é que a forma como essa gestão acontece acaba se tornado uma cultura do negócio. Os seus talentos acabam praticando as metodologias ágeis como algo natural no dia a dia. Isso é importante porque minimiza os esforços nas ações contínuas.

Para o dia a dia na sua organização, você pode implementar boas práticas de metodologias ágeis para gestão de mudanças em velocidade exponencial, como o SCRUM e o Kanban. Esses dois modelos são muito usados em contextos de desenvolvimento de software, mas podem, e devem, ser aplicados em outros contextos gerenciais. É importante lembrar de não levar tudo ao pé da letra: adapte as metodologias para os desafios da sua organização.

É interessante somar técnicas de lean management (gestão enxuta) para alcançar o seu pilar de custos e potencializar os de qualidade e tempo. A ideia desse modelo de gerenciamento é garantir o uso inteligente de todos os recursos da sua organização. Associando isso às metodologias ágeis no dia a dia, com certeza, os processos de gestão de mudança acontecerão de maneira mais natural e com alta performance.

Tenha atenção com a gestão de pessoas

Você já viu o quanto é importante a cultura ágil para a gestão de mudanças, não é verdade? Adotar essa boa prática no dia a dia é uma maneira de realizar a gestão estratégica de pessoas. No entanto, isso não pode ser minimizado a somente uma ação. Quando pensamos no pilar “pessoas” estamos falando dos seus talentos, dos clientes, investidores e fornecedores da sua marca.

É necessário ter um plano de ação com estratégias de posicionamento de marca para cada um desses stakeholders. Aqui, a comunicação e a forma como ela acontece é essencial para ter sucesso na gestão de mudanças. Ela deve ser proativa e transparente. Isso evita insatisfações e experiências negativas nos processos de transformações.

Pensando no contexto da gestão de talentos isso é ainda mais crítico, pois são eles que têm interface, direta ou indireta, com os outros stakeholders.

Ter uma comunicação interna eficiente, usando os canais adequados e a linguagem certa, é o segredo para manter seus talentos alinhados com a cultura da empresa. Isso é uma forma de evitar a quebra de expectativas. Além disso, tenha um calendário de treinamentos e envolva seus colaboradores na construção e implementação das mudanças.

Como o Instituto MicroPower pode ajudar?

O Instituto MicroPower é uma organização sem fins lucrativos que há mais de 20 anos fomenta a transformação digital no Brasil. A instituição é referência em conciliar inovação e inclusão de pessoas. Além disso, realiza diversos eventos sobre pautas importantes para o desenvolvimento de negócios em cenários onde a gestão de mudanças é uma realidade perene.

Quer saber mais sobre o Instituto MicroPower? Acesse o nosso site e veja como estamos atuando para a transformação digital.

Compartilhe

Categorias

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro dos principais temas em gestão, aprendizado e tecnologia do mercado!

Você também pode gostar