5-e-Learning-no-modelo-ASP--p2002

e-Learning no modelo ASP


A pesquisa realizada pelo portal 
e-Learning Brasil em Agosto de 2002 abordou os temas mais relevantes para o Congresso e-Learning Brasil 2003 e o grau de conhecimento da Comunidade sobre o uso do 
e-Learning na modalidade ASP (Application Service Provider).

O e-Learning baseado no modelo ASP permite que as empresas adotem um programa de e-Learning sem precisar passar por todo o processo de implementação interna do sistema, que pode ser dispendioso e demorado. Além disso, as empresas podem experimentar o e-Learning sem abandonar ou substituir os programas já existentes.

As informações do treinamento através do e-Learning baseado no modelo ASP são armazenados em uma central (Data Center) fora da empresa, por isso os custos e o tempo de implementação são menores. 

Você sabe como funciona uma solução no modelo ASP (Application Service Provider)?


Quando questionados sobre o funcionamento de uma solução no modelo ASP, muitos se mostraram conhecedores do assunto. Do total de pesquisados, 32% afirmaram conhecer muito bem o funcionamento do modelo ASP. Outros 45% disseram conhecer o funcionamento do modelo ASP superficialmente e mostraram interesse em se aprofundar neste assunto. Apenas 23% dos entrevistados disseram não conhecer nada sobre o assunto.

Estes resultados mostram que grande parte dos participantes já teve algum tipo de contato com este modelo de utilização, e quase 50% gostariam de saber mais a respeito.

Sua organização já utiliza alguma solução através do modelo ASP?

Quanto ao uso de uma solução no modelo ASP, 27% dos entrevistados afirmaram que suas empresas já utilizam algum aplicativo no formato ASP. Isso facilitaria a implantação do e-Learning neste mesmo formato, caso de 29% dos entrevistados, onde em suas empresas o e-Learning já é utilizado desta forma. Em 44% dos casos, porém, o e-Learning não vem sendo utilizado no formato ASP. Dentro deste grupo estão os que não utilizam o e-Learning e os que utilizam outro tipo de solução.

No projeto de e-Learning da sua organização, você acredita que a possibilidade de utilizar uma solução sob-demanda (através do modelo ASP) facilitaria o processo de implementação?


Quando questionados sobre a possibilidade do e-Learning através de um ASP facilitar o processo de implantação, a maioria foi categórica em afirmar que esta solução ajudaria a derrubar barreiras tecnológicas, financeiras e outras. Apenas 22% disseram que esta solução não facilitaria a implementação do e-Learning pois este processo continuaria a ter o mesmo grau de dificuldade dentro da organização. Estas barreiras podem ser resultado da própria cultura organizacional da empresa e não dependem de tempo ou custo de implementação.

Algum fornecedor de e-Learning já lhe ofereceu a possibilidade de utilizar suas soluções no modelo ASP?


Para mais da metade dos entrevistados (66%) a solução de e-Learning no modelo ASP já foi oferecida por algum fornecedor. Para 56% dos pesquisados somente alguns fornecedores ofereceram esta opção e 10% dos entrevistados já foram abordados por vários fornecedores. 34% das pessoas afirmaram que nunca foram contatadas por fornecedores de soluções de e-Learning ASP. 

Quais dos obstáculos abaixo você considera mais importantes para a decisão de se utilizar uma solução no modelo ASP? (opte por mais de uma alternativa se aplicável).


Sem dúvidas, a solução ASP traz muitos benefícios, mas também existem alguns entraves que podem ser de extrema importância para que uma empresa deixe de adotar este modelo. 
Dentre os principais obstáculos citados, “o fato de informações importantes serem armazenadas fora da organização” e a “dependência do funcionamento da infra-estrutura de um terceiro (provedor ASP) para que os treinamentos sejam realizados (link, servidor, etc)” foram citados como fatores importantes para que o ASP não seja adotado por 42% dos entrevistados.

Para 36% o “fato de alguns serviços de manutenção ou atualização serem realizados obrigatoriamente pelo provedor ASP” é um obstáculo que deve ser considerado.

Em 32% dos casos, o fato de depender da Internet para a realização dos treinamentos pode ser um fator decisivo para a não-contratação de um serviço de e-Learning em ASP. Para apenas 10% dos entrevistados nenhuma alternativa citada foi considerada como um obstáculo importante.

E no que diz respeito aos benefícios, quais das alternativas abaixo você considera mais importantes ao se utilizar um software no modelo ASP? (opte por mais de uma alternativa se aplicável).


Quando questionados sobre os benefícios que a implementação do e-Learning em ASP pode trazer, a redução de custos é um fator importante e foi citado por 59% dos entrevistados. Para outros 59% a possibilidade de não ser necessária a aquisição de licenças de uso, e sim utilizar softwares sob demanda é um benefício muito importante. É importante ressaltar que o ASP permite que os investimentos cresçam à medida que o projeto cresce também.

A facilidade e a rapidez para a implementação do projeto são benefícios importantes e citados por 47% dos entrevistados. A possibilidade de se utilizar os serviços de uma empresa especializada em e-Learning e assim minimizar os riscos foi citada por 44% das pessoas como outro benefício importante que a solução ASP pode trazer.

Em 3% dos casos, os benefícios citados não foram considerados importantes ou vitais para a decisão de se adotar um modelo de e-Learning baseado em ASP. 

Qual o setor de atuação da sua organização?

 

Compartilhe

Categorias

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro dos principais temas em gestão, aprendizado e tecnologia do mercado!

Você também pode gostar