Cultura-de-Alta-Performance-Parte-2-31012018

Cultura de Alta Performance – Parte 2: Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional

Por Augusto Gaspar
Para atingir elevados níveis de desempenho organizacional e humano, e assim apresentar o que chamamos de Cultura de Alta Performance, uma empresa precisa estar atenta a sete pontos fundamentais:
1) Liderança
2) Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional
3) Objetivos bem definidos 
4) Métricas e Indicadores bem definidos
5) Execução
6) Planejamento e Capacitação da Força de Trabalho
7) Meritocracia
Neste artigo abordaremos o segundo ponto, o Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional.
Toda organização estabelece, de forma planejada ou não, as atitudes e princípios que são valorizados pelos dirigentes e colaboradores, e orientam ações prioritárias do trabalho, e a maneira correta de executá-lo. Cria-se assim a Cultura Organizacional, que é o “jeito de se trabalhar” que permeia a mente e os corações de todos que fazem parte da organização. 
Alguns aspectos específicos dessa Cultura Organizacional podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento de um estado de alta performance. Da mesma forma, os princípios e os Valores organizacionais exercem forte influência no comportamento dos colaboradores que impactam diretamente em sua performance. 
Se examinarmos organizações líderes em qualquer segmento ou área de atuação, encontraremos invariavelmente uma cultura organizacional forte, que enfatiza a inovação e a prontidão para enfrentar novos desafios, e uma habilidade “estrutural” para lidar com a Mudança. Mais uma vez temos que ressaltar o papel da liderança em estimular o alinhamento com os Valores e o orgulho pelo nome e marca, para desenvolver nos colaboradores os sentidos de “pertencer” e de “propriedade”, fundamentais para o engajamento, lealdade e empreendedorismo que ampliam as perspectivas da organização de alcançar novos mercados e novas oportunidades de negócios, além de contribuir para a motivação e retenção dos colaboradores. Cabe também à Liderança dar o exemplo e agir corretamente, para que os colaboradores percebam claramente quais são as atitudes valorizadas e requeridas pela organização, e passem a agir da mesma forma.
Entendemos que o papel dos Valores e da Cultura Organizacional será cada vez mais importante para as empresas de Alta Performance, uma vez que fortalecem as relações humanas, os laços entre equipes, e o entendimento dos objetivos e direcionadores estratégicos, mesmo em um ambiente de trabalho cada vez mais baseado em tecnologia, abrangente e disperso geográfica e culturalmente. 
Assim, ao buscarmos o Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional, procuramos ter cada um dos colaboradores incorporando em todas as suas ações os procedimentos, princípios e valores da organização e vivenciando a Cultura de Alta Performance.
(*) Augusto Gaspar é Diretor da unidade de Professional Services da MicroPower e coordenador da coluna “Desenvolvendo Talentos” desta revista. Comentários e contribuições podem ser enviados para augusto.gaspar@micropower.com.br Twitter: augustofgaspar
Compartilhe

Categorias

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro dos principais temas em gestão, aprendizado e tecnologia do mercado!

Você também pode gostar