6-Criterios-utilizados-para-selecionar-solucoes-de-e-Learning-p2004

Critérios utilizados para selecionar soluções de e-Learning


1.) Objetivo

A pesquisa deste mês buscou analisar quais os critérios de seleção utilizados pelas
organizações antes de adquirir soluções de e-Learning.

2.) Metodologia

Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de junho de 2004, por meio do portal e- Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 201 organizações brasileiras. A análise abordou 7 tópicos distintos:

  • Grau de importância em disponibilizar a solução de e-Learning em ASP;
  • Solução de e-Learning de maior importância para as organizações;
  • Onde as organizações comparam as soluções de e-Learning;
  • Importância do tipo de fornecedor de solução de e-Learning;
  • Importância em fornecer ferramentas de autoria;
  • Importância do fornecedor oferecer serviços de consultoria;
  • Soluções de e-Learning para mensurar os resultados de aprendizagem.


3.) Características da amostra

A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes a 5 regiões brasileiras: região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul.

A pesquisa consultou 201 organizações, nos setores de educação (27%), tecnologia (13%), consultorias (10%), e-Learning (7%), governo (7%), treinamento (5%), entre outras (31%) .

4.) Resultados

4.1) Grau de importância em disponibilizar a solução de e-Learning em ASP


Na fase inicial, a pesquisa apontou qual a importância de uma solução de e-Learning estar disponível através da modalidade ASP (Application Service Provider).
O resultado mostra que 53% das organizações consideram que a solução de e-Learning disponível em ASP é de grande importância, enquanto 37% consideram ser de média importância. Apenas 10% das organizações consideram ser de pouca importânciaà disponibilidade da solução e-Learning em ASP.

 

4.2) Solução de e-Learning de maior importância para as organizações

A pesquisa identificou qual o tipo de solução e-Learning é considerada fundamental entre as organizações brasileiras.
Do universo pesquisado, 23% das organizações consideram as ferramentas de colaboração, interação e aprendizagem em tempo real (síncronas) como fundamental, e 19% consideram as ferramentas que demonstram a contribuição das atividades de aprendizagem para a melhoria de performance e nos resultados do negócio de maior importância.
As ferramentas utilizadas para desenvolvimento de tutoriais e simulações de sistema foram consideradas por 6% das organizações como fundamentais e apenas 2% consideram essencial possuir conteúdos de prateleiras. Mas a preferência absoluta das organizações é pelo e- Learning integrado, ou seja, 23% das empresas consideram fundamental possuir todas as soluções de e-Learning. 



4.3) Onde as organizações comparam as soluções de e-Learning

A pesquisa questionou as organizações sobre quais fontes de informação elas recorrem para comparar as melhores soluções de e-Learning. Do universo pesquisado, 58% das organizações responderam que a principal fonte de informação para selecionar uma solução de e-Learning é a Internet, e 48% responderam que utilizam como parâmetro na seleção de soluções a experiência de implantação de outras empresas. Do total de organizações, 36%
responderam que recorrem há congressos e workshops na área, e 23% responderam que utilizam como parâmetro Revistas especializadas da área de Treinamento e Recursos Humanos.



4.4) Importância do tipo de fornecedor de solução de e-Learning

A pesquisa identificou nas organizações qual a importância de uma solução de e-Learning ser oferecida por fornecedores que desenvolvem conteúdos.
Do universo pesquisado, 79% das organizações consideram de média e grande importância o fato do fornecedor de soluções e-Learning desenvolver conteúdo.

4.5) Importância em fornecer ferramentas de autoria

A pesquisa questionou as empresas sobre a importância de um fornecedor oferecer ferramentas de autoria, que permitam desenvolver livremente os cursos sem depender de terceiros.
Do universo pesquisado, 61% das organizações consideram de grande importância que as organizações ofereçam ferramentas de autoria para o livre desenvolvimento de cursos, e 30% consideram este fato de média importância. Apenas 9% consideram ser de pouca importância que os fornecedores ofereçam ferramentas de autoria.

 

4.6) Importância do fornecedor oferecer serviços de consultoria

As organizações assumem que precisam de consultoria de seus fornecedores para aplicar as soluções de e-Learning com sucesso. Do universo pesquisado, 87% afirmaram ser de grande e média importância a consultoria dos fornecedores de soluções de e-Learning, e apenas 13% afirmaram não haver grande necessidade.

 

 

4.7) Soluções de e-Learning para mensurar os resultados de aprendizagem

A pesquisa também abordou qual a importância de soluções para medir os resultados de aprendizagem.
Do universo pesquisado, 85% das organizações consideram de grande importância as ferramentas que permitem a mensuração dos resultados de aprendizagem, e 12% consideram este fato de média importância. Apenas 3% consideram ser de pouca importância á mensuração dos resultados de aprendizagem.

 

5.) Conclusões

A pesquisa deste mês buscou analisar os critérios de seleção utilizados pelas
organizações antes de adquirir soluções de e-Learning. Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de junho de 2004, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 201 organizações brasileiras de vários setores da região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul.


Os resultados obtidos nesta pesquisa revelaram o perfil dos fornecedores mais 
procurados pelas organizações para adquirir soluções de e-Learning. Segundo os dados obtidos pela pesquisa, os fornecedores de conteúdo mais procurados oferecem consultoria na implantação das soluções de e-Learning e possuem experiência no desenvolvimento de conteúdo, além de alugar as aplicações de programas e hospedagem em um Data Center próprio (modalidade ASP).


Do ponto de vista das organizações brasileiras, 90% preferem aderir a soluções de e- Learning através da modalidade ASP. A solução e-Learning considerada fundamental pela maioria das organizações brasileiras (23%) ainda são as ferramentas de colaboração, interação e aprendizagem em tempo real (síncronas). O mesmo percentual apontou ser essencial combinar todas as soluções de e-Learning.


Para comparar as melhores soluções de e-Learning, 58% das organizações
responderam que a principal fonte de informação para selecionar uma solução de e-Learningé a Internet, e 48% responderam que utilizam como parâmetro na seleção de soluções a experiência de implantação de outras empresas. Do total de organizações, 36% responderam que recorrem há congressos e workshops na área, e 23% responderam que utilizam como parâmetro Revistas especializadas da área de Treinamento e Recursos Humanos.


Para 79% das organizações, as empresas fornecedoras de soluções de e-Learning e preferência são aquelas que possuem experiência no desenvolvimento de conteúdos. As organizações assumem que precisam de consultoria de seus fornecedores para aplicar as soluções de e-Learning com sucesso. Do universo pesquisado, 87% afirmaram ser de grande e média importância a consultoria dos fornecedores de soluções de e-Learning, e apenas 13% afirmaram não haver grande necessidade.


A pesquisa questionou as empresas sobre a importância de um fornecedor oferecer ferramentas de autoria, que permitam desenvolver livremente os cursos sem depender de terceiros.Do universo pesquisado, 61% das organizações consideram de grande importância que as organizações ofereçam ferramentas de autoria para o livre desenvolvimento de cursos, e 30% consideram este fato de média importância.


Do universo pesquisado, 85% das organizações consideram de grande importância as ferramentas que permitem a mensuração dos resultados de aprendizagem, e 12% consideram este fato de média importância.

Compartilhe

Categorias

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro dos principais temas em gestão, aprendizado e tecnologia do mercado!

Você também pode gostar