5-Criterios-para-selecionar-solucoes-de-e-Learning-p2003

Critérios para selecionar soluções de e-Learning


O portal e-Learning Brasil analisou quais os critérios de seleção utilizados pelas organizações antes de adquirir soluções de e-Learning. As informações abaixo são os resultados desta pesquisa, realizada durante os meses de junho e julho de 2003.

Importância de uma solução de e-Learning estar disponível em ASP

Na fase inicial, a pesquisa apontou qual a importância de uma solução de e-Learning estar disponível através da modalidade ASP (Application Service Provider).

Do universo pesquisado, 46% consideram que a solução de e-Learning disponível em ASP é de grande importância, enquanto 36% consideram ser de média importância. Apenas 18% consideram ser de pouca importância à disponibilidade da solução e-Learning em ASP. 

Importancia de uma solução e-Learning estar disponível ASP


Este resultado revelou que a grande maioria das empresas brasileiras prefere aderir a soluções de e-Learning através do aluguel das aplicações de programas e hospedagem de um fornecedor, que disponibiliza e padroniza o software (LMS) em um Data Center próprio.

Qual solução de e-Learning as empresas consideram fundamental?

A pesquisa também identificou qual o tipo de solução e-Learning é considerada fundamental entre as organizações brasileiras.

Do universo pesquisado, 27% das organizações responderam que consideram as ferramentas de colaboração, interação e aprendizagem em tempo real (síncronas) como fundamental. Quase a mesma porcentagem de organizações, 26%, consideram fundamental as ferramentas que demonstram a contribuição das atividades de aprendizagem para a melhoria de performance e nos resultados do negócio.

As ferramentas utilizadas para desenvolvimento de tutoriais e simulações de sistema foram consideradas por 8% das organizações como fundamentais e apenas 3% consideram essencial possuir conteúdos de prateleiras. Mas a preferência absoluta das organizações é pelo e-Learning integrado, ou seja, 36% das empresas consideram fundamental possuir todas as soluções de e-Learning.

Este resultado revela que a maioria das organizações acredita na integração entre as soluções de e-Learning como parte de um projeto de sucesso, e também estão preocupadas em utilizar métodos conciliados (Blended Learning) para obter os melhores resultados na educação corporativa.

 

Solução de e-Learning considerada fundamental nas organizações


 

Em quais fontes de informação as organizações recorrem para comparar as melhores soluções de e-Learning?

A pesquisa questionou as organizações sobre quais fontes de informação elas recorrem para comparar as melhores soluções de e-Learning.

Do universo pesquisado, 29% das empresas responderam que a principal fonte de informação para a seleção de uma solução de e-Learning é a Internet. Outros 27% responderam que utilizam como parâmetro na seleção de soluções a experiência de implantação de outras empresas. Do total de organizações, 17% responderam que recorrem há congressos e workshops na área para comparar as melhores soluções, e 16% responderam que utilizam como parâmetro Revistas especializadas da área de Treinamento e Recursos Humanos.

Este resultado revelou que a Web se mantém como a principal fonte de informação para as organizações que estão selecionando soluções de e-Learning. Portanto, os portais especializados e os sites dos fornecedores de e-Learning são atualmente as principais vitrines daqueles que buscam por estas soluções.

A pesquisa revelou também que 27% das organizações recorrem à experiência de implantação de outras empresas. Vale salientar que muitas destas experiências são compartilhadas através de congressos e workshops, o que significa que estes dois tipos de dados também podem ser unificados.


 

Importância de uma solução de e-Learning ser disponibilizada por fornecedores que também ofereçam conteúdos

A pesquisa identificou nas organizações qual a importância de uma solução de e-Learning ser disponibilizada por fornecedores que também ofereçam conteúdos.

Do universo pesquisado, identificamos que 43% das organizações consideram de média importância o fato do fornecedor de soluções e-Learning oferecer conteúdo. No entanto, 35% das organizações consideram de grande importância que estes fornecedores também ofereçam conteúdo, e somente 22% consideram esta condição pouco importante.

Este resultado nos revela que a maioria das organizações brasileiras está preocupada em encontrar fornecedores que, além de disponibilizar soluções de e-Learning, também ofereçam conteúdos.

Importância de uma solução de e-Learning ser disponibilizada por fornecedores que também ofereçam conteúdos


 

Importância de um fornecedor oferecer ferramentas de autoria que permitam desenvolver livremente os cursos sem depender de terceiros

A pesquisa questionou as empresas sobre qual a importância de um fornecedor oferecer ferramentas de autoria que permitam desenvolver livremente os cursos sem depender de terceiros.

Do universo pesquisado, 61% das organizações consideram de grande importância que as organizações ofereçam ferramentas de autoria para o livre desenvolvimento de cursos, e 31% consideram este fato de média importância. Apenas 8% consideram ser de pouca importância que os fornecedores ofereçam ferramentas de autoria.

Percebemos através deste resultado, uma nova tendência dentro das organizações: o desenvolvimento de cursos e-Learning in house. O fato de 61% das organizações considerarem muito importante este fator demonstra a grande demanda por ferramentas de autoria que permitam o livre desenvolvimento dos cursos, sem a dependência de terceiros.

Importância de um fornecedor oferecer ferramentas de autoria que permitem o livre desenvolvimento dos cursos sem depender de terceiros


 

Importância de um fornecedor oferecer serviços de consultoria como parte da sua solução

A pesquisa também questionou as empresas sobre a importância de um fornecedor oferecer serviços de consultoria como parte de sua solução.

Do universo pesquisado, 48% das organizações consideram de grande importância que os fornecedores ofereçam consultoria como parte de sua solução, e 40% consideram este fato de média importância. Apenas 12% consideram ser de pouca importância que os fornecedores ofereçam consultoria como parte de sua solução.

Através deste resultado, chegamos a seguinte conclusão: se existe uma nova tendência entre as organizações pelo desenvolvimento de cursos e-Learning in house, as mesmas organizações assumem que também precisam de consultoria de seus fornecedores para aplicar as ferramentas de autoria (e mesmo as soluções de e-Leaning) com sucesso.

Importância de um fornecedor oferecer serviços de consultoria como parte da sua solução


 

Importância de ferramentas que permitem a mensuração dos resultados de aprendizagem

A pesquisa também abordou junto às organizações brasileiras qual a importância de ferramentas que permitem a mensuração dos resultados de aprendizagem.

Do universo pesquisado, 90% das organizações consideram de grande importância as ferramentas que permitem a mensuração dos resultados de aprendizagem, e 8% consideram este fato de média importância. Apenas 2% consideram ser de pouca importância á mensuração dos resultados de aprendizagem.

De fato, concluímos através destes resultados que cada vez mais as organizações estão atrelando os resultados de aprendizagem obtidos através das ferramentas de e-Learning ao desempenho de seus funcionários, e, conseqüentemente, de seus negócios.

Importância de ferramentas que permitam a mensuração dos resultados de aprendizagem


 

O gráfico abaixo representa a distribuição percentual do setor de atividade das empresas que responderam a esta pesquisa:

Setor de atuação das organizações


 

Compartilhe

Categorias

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro dos principais temas em gestão, aprendizado e tecnologia do mercado!

Você também pode gostar