MicrosoftTeams-image (27)

Carta do Especialista – Por Renato Grau – 28 de Maio de 2021

Por: Renato Grau

A Carta do Especialista de hoje começa com uma história no mínimo interessante. Se alguém te contasse que a polícia conseguiu prender um traficante utilizando como pista uma foto de rede social em que ele segurava um queijo, você acreditaria?

Fotografia de queijo ajuda polícia britânica a prender traficante

Parece mentira, mas foi verdade. Por meio da foto, as autoridades conseguiram obter as impressões digitais do criminoso e utilizá-las como base para a prisão.

Se você é do tipo que adora postar tudo que vive nas redes sociais, preste muita atenção nessa notícia e entenda o quão perigoso pode ser se expor sem cautela na internet (mesmo se você não for um criminoso procurado). 

Veja os detalhes dessa história aqui: https://bit.ly/34vM48t

O PayPal permitirá que usuários realizem transferências de criptomoedas

A gigante dos pagamentos online, PayPal, em breve, vai permitir que usuários realizem transferências de criptomoedas para outras carteiras.

Atualmente, utilizando a plataforma só é possível comprar, vender ou manter os recursos na conta. Em uma conferência  realizada na última quarta-feira (26/06), o vice-presidente de moedas digitais, cripto e blockchain da empresa, Jose Fernandes da Ponte, informou: 

“Queremos torná-lo o mais aberto possível e dar escolha aos nossos consumidores, algo que os permita pagar da maneira que quiserem”.

Entenda os planos futuros da empresa no blog da Insider: https://bit.ly/3yG1Lbc

Google usará dados de pacientes para desenvolver algoritmos de saúde para rede de hospitais

Visando expandir a presença no setor de saúde, a gigante da tecnologia, Google, fechou acordo com uma rede de hospitais para desenvolver algoritmos de saúde utilizando como base os dados de pacientes:

“O Google armazenará dados anônimos de registros de saúde de pacientes e dispositivos médicos conectados à Internet. Esses dados serão usados para construir programas que possam informar as decisões médicas tomadas pelos médicos”.

No site do The Verge é possível conferir os detalhes da parceria:https://bit.ly/3yLMBRV

Em breve, a IA poderá escrever códigos utilizando linguagem natural

Uma das grandes tendências no desenvolvimento de software é a utilização de ferramentas low-code para programação. Entrando nessa onda, na última terça-feira (25/05), a Microsoft e a OpenAI divulgaram que pretendem utilizar o GPT-3, modelo de linguagem natural para geração de textos, para desenvolver tarefas de programação por meio de descrições em linguagem natural:

“Se você puder descrever o que deseja fazer em linguagem natural, o GPT-3 irá gerar uma lista das fórmulas mais relevantes para você escolher”, afirmou Satya Nadella, CEO da Microsoft.

A iniciativa tem como objetivo facilitar a vida de usuários do Power Apps, permitindo que eles sejam capazes de desenvolver aplicativos mesmo com pouco conhecimento em programação.

No site da Wired é possível conferir os detalhes: https://bit.ly/2TmXOYS

Merlin Labs pretende desenvolver aviões autônomos

Carros autônomos não são mais uma “novidade”. Mas você imaginou um avião sem piloto? 

Pelo menos é esse o objetivo da Merlim Labs, que fechou um contrato milionário com o Google Ventures e anunciou que deseja se tornar a “plataforma de autonomia definitiva para coisas que voam”

A startup vem trabalhando em parceria com a Força Aérea para viabilizar voos não tripulados em aviões de carga e equipar 55 aviões da Dynamic Aviation com sistemas de voo com Inteligência Artificial.

Mas e aí, se a ideia decolar, você teria coragem de embarcar em um avião sem piloto?

Antes de responder, acesse o site da Fast Company para conhecer melhor o projeto: https://bit.ly/3yJqz2c

Seria possível clonar vozes e vendê-las?

A Veritone, especialista em inteligência artificial, resolveu criar o que podemos chamar de “voz como serviço”. 

Batizada de Marvel.AI, a nova plataforma da empresa tem como objetivo permitir que influenciadores, artistas e famosos em geral gerem clones falsos de suas vozes e licenciem para o mercado publicitário:

“qualquer pessoa pode criar uma cópia realista de sua voz e implantá-la como quiser. Enquanto a celebridade Y está dormindo, sua voz pode estar fora de casa, gravando spots de rádio, lendo audiolivros e muito mais. Steelberg diz que a plataforma será capaz até de ressuscitar as vozes dos mortos, usando gravações de arquivo para treinar modelos de IA.”

Confira os detalhes no blog da Digital Trends: https://bit.ly/3ySdlQP

Por hoje é só, mas semana que vem voltamos com mais novidades!

Compartilhe

Categorias

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro dos principais temas em gestão, aprendizado e tecnologia do mercado!

Você também pode gostar