Estimular a implantação de iniciativas que operacionalizem o Protagonismo Regional na jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e produtividade da Pessoa 5.0, competitividade dos Negócios 5.0, efetividade do Governo 5.0, o fomento da Economia 5.0, a construção da Sociedade 5.0 com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental, e estejam alinhadas aos Fundamentos do Brasil 5.0, e às Ações Estratégicas da E-Digital.
A Governança do Sistema Nacional de Coalizões Digitais Regionais é exercida por três Conselhos
Conselho Superior SinCDR: composto por Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas das Sociedade Civil e Militar, Academia e Institutos de Pesquisa, que integram as CDRs, que terá como principal responsabilidade avaliar periodicamente as realizações e planos, garantindo seus alinhamento ao Propósito e Pilares do Brasil 5.0, e Eixos e Ações Estratégicas da E-Digital.
Conselho Consultivo SinCDR: composto pelos Curadores das CDRs objetivando potencializar o compartilhamento das melhores práticas e lições aprendidas na realização dos planos de ação da três ATs.
Conselho Consultivo ATs: composto pelos Curadores das ATs das CDRs, objetivando potencializar o compartilhamento das melhores práticas e lições aprendidas na realização dos planos de ação das respectivas ATs.
Para operacionalizar este Propósito é essencial a identificação de Lideranças locais que estejam comprometidas com o desenvolvimento de seus Cidadãos e de suas Sociedades, independentemente de ideologias político-partidárias.
IMPORTANTE: As Coalizões Digitais Regionais não devem fomentar Networking para ações mercadológicas e de comercialização de produtos e soluções.
A jornada destas Lideranças inicia-se com o diagnóstico da situação atual, a partir de três Ações Táticas habilitadoras, que suportem as iniciativas dos Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas das Sociedades, Civil e Militar, Academias e Institutos de Pesquisas, que tenham entre os seus objetivos fomentar o Ecossistema de Inovação e de Empreendedorismo Inovador, buscando desta forma consolidar o Propósito do BRASIL 5.0 – Protagonista na Transformação Digital Global.
Para contribuir na operacionalização do projeto Brasil 5.0 tem como Propósito:
Consolidar os fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global, juntamente com os países líderes no tema, através de uma jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e produtividade da Pessoa 5.0, competitividade dos Negócios 5.0, efetividade do Governo 5.0, o fomento da Economia 5.0, e a construção da Sociedade 5.0 com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental
Com dois objetivos:
Até 30/07/2021 disseminar a nível nacional e aperfeiçoar o conteúdo do Manifesto Brasil 5.0, incentivando a operacionalização dos 23 Fundamentos do Brasil 5.0, e das 100 (cem) Ações Estratégicas da E-Digital, objetivando:
Sempre respeitando os 4 (quatro) fundamentos balisares da Sociedade 5.0:
Para operacionalizar o Propósito do SinCDR – Sistema Nacional das Coalizões Digitais Regionais foram definidas 3 (três) Ações Táticas Habilitadoras comuns às CDRs, com seus respectivos Propósitos, Entregáveis e Alinhamentos aos Fundamentos do BRASIL 5.0 e às Ações Estratégicas da E-Digital – Estratégia Brasileira para a Transformação Digital:
Papel do curador da CDR:
Propósito da AT1:
Sensibilizar os Agentes Econômicos quanto a importância da Transformação Digital e sua urgência para potencializar a competitividade de seus Negócios, e aos Agentes Públicos quanto a efetividade esperada de seus Governos, assim como das contribuições de sua CDR, na geração dos USD 115 bilhões adicionais ao PIB Brasileiro, a ampliação e melhoria dos serviços digitais aos cidadãos, e a redução do custeio das estruturas de seus Municípios, suas respectivas Regiões, e consequentemente seus Estados.
Papel do curador da AT1:
Papel do Coordenador no Plano de Ação da AT:
Entregáveis da AT1:
Co-realizar o “Encontro Nacional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”, objetivando compartilhar os destaques dos Entregáveis das ATs do período, entre eles: Agentes Econômicos e Públicos Sensibilizados e Engajados, as Experiências de Sucesso e Melhores Práticas identificadas, e Ações de Capacitação e Empoderamento das Pessoas.
Realizar o Encontro Mensal de Sensibilização e Engajamento da CDR, com foco nas Ações específicas de sua Região,
Calendário a ser definido pelos Curadores das AT1s das respectivas CDRs, preferencialmente com intervalos de 15 dias das datas do Encontro Nacional acima mencionadas. Em todos eles incluir no início uma apresentação de 15 min com o Propósito do SinCDR e os destaques dos entregáveis do mês de sua CDR, e acumulado do SinCDR apresentado no “Encontro Nacional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”.
Sempre que possível promover a sinergia de temas que possam ser de interesse de mais de uma CDR, potencializando assim sua ressonância nacional.
Planejar e realizar outros meios de Comunicar os destaques dos entregáveis do mês de sua CDR, e acumulado do SinCDR apresentado no “Encontro Nacional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”.
Propósito da AT2:
Promover a implantação e aperfeiçoamento contínuo de Experiências de Sucesso e Melhores Práticas alinhadas a um ou mais dos 23 Fundamentos do Brasil 5.0, e a uma ou mais das 100 Ações Estratégicas, privilegiando os 4 (quatro) Fundamentos da SOCIEDADE 5.0: 1. Pessoas ao Centro, 2. Qualidade de Vida, 3. Inclusão e 4. Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.
Papel do curador da AT2:
Entregáveis da AT2:
Propósito da AT3:
Identificar as Demandas por Especialidades dos Agentes Econômicos e Públicos de sua região, assim como as Ofertas de Educação e Capacitação Profissional para atendê-las e que estejam disponíveis a nível regional e/ou nacional, agilizando desta forma o casamento entre oferta e demanda, bem como contribuir com a elaboração e aplicação dos conteúdos para empoderar e capacitar as Pessoas para atuarem nos projetos de Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, a partir da Transformação Digital da Experiência dos Clientes.
Papel do curador da AT3:
Entregáveis da AT3:
Definir Curadores da Coalizão Digital Regional e para as 3 ATs – Ações Táticas
Identificar os Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas das Sociedade Civil e Militar, Academia e Institutos de Pesquisa para apoiar a formação e consolidação da Coalizão Digital Regional
Elaborar a primeira versão do Planejamento das AOs – Ações Operacionais para cada uma das 3 ATs, e apresentar para aprovação o Conselho Consultivo SinCDR,